Notícias e eventos
O Sistema de Tratamento de Água do Rio Maior que abastece as localidades de Rio Maior, Loteamento Jardim Vila Romana, São João do Rio Maior, Palmeira do Meio, Palmeira Alta, Rio Molha e Loteamento Scussel recebeu na tarde desta quinta-feira, dia 22, um importante reforço com a perfuração de um novo poço artesiano.
De acordo com informações do diretor do Samae de Urussanga, Filipo de Brida, são aduzidos, tratado e consumido mensalmente 4.500 m³ de água que são retirados de um poço tubular profundo (poço artesiano), perfurado no ano de 2001. “Ao longo dos dois últimos anos este poço vem apresentando alterações significativas nas características da água captada o que levou o Samae a realizar um estudo através de perfilagem ótica das condições gerais e do perfil construtivo do poço. O estudo revelou que o mesmo apresenta entupimento dos filtros e alta concentração corrosiva no material construtivo impossibilitando desta forma a sua recuperação”, explica Filipo.
Segundo o diretor do Samae, este estudo foi determinante para a tomada de decisão do Corpo Técnico e a direção para a perfuração nas proximidades do poço já existente de uma nova unidade com profundidade de 100 metros, composto por filtros de dupla camada e o revestimento em PVC o que evitará o processo de corrosão aumentando assim a vida útil do mesmo. “A contratação do serviço de perfuração foi realizado através de processo licitatório com um custo de 63.808,60 reais. Cabe a empresa vencedora a perfuração, revestimento, teste de vazão, instalação da bomba de recalque e o licenciamento junto ao SDS para o funcionamento imediato”, explica Filipo.
A empresa contratada ainda será responsável pela retirada da bomba de recalque e o tamponamento do antigo poço para evitar a contaminação do lençol freático. “Esta obra é de fundamental importância para melhorar ainda mais a qualidade da água tratada e distribuída a estas localidades”, enaltece o diretor.